quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Sugestão de Livro - Cartas na Rua (BUKOWSKI, Charles)

Falar desse livro não é fácil, pois precisa das palavras certas pra não deixá-lo nenhum pouco menos incrível do que realmente é. Para mim é um livro incrível, pois adoro essa escrita do estilo literário Beatnik (um movimento sociocultural nos anos 50 e princípios dos anos 60 que subscreveram um estilo de vida antimaterialista - Wikipédia mesmo tá haha). Alguns não recebem bem esse estilo de escrita, por ser algo mais "na lata", mas nada melhor do que sair do comodismo e ver o mundo com outros olhos com as histórias, maneira de pensar e o "estilo largado" do Bukowski. 
É o primeiro romance que conta a história pela voz de Henry Chinaski, seu alter ego, Bukowski narra suas memórias em tom hilário e melancólico.
É um livro de irreverência continua, tem coisas engraçadas, bebedeiras (como de costume em textos do Bukowski), momentos tristes e lindos (que são meus favoritos) e sexo.
Resenha 
Chinaski (pseudônimo de Bukowski), decide se candidatar a uma vaga nos Correios e como ele mesmo diz na primeira linha do romance: tudo começou como um erro. Dentre idas e vindas dos Correios muita coisa acontece na vida dele, muitas mulheres e até uma filha com Fay, uma mulher que ele encontrou depois de sair do jóquei numa emboscada. 
O livro é um romance-autobiográfico se assim pode se classificar, pois conta a vida de Bukowski durante esse emprego nos Correios. Ele revoluciona queimando as cartas do 4° setor ao acender um charuto, o tempo todo ele vai meio que por obrigação, se mostra cansado do trabalho, que realmente é um saco, além das cobranças do chefe, que não tolera 5 minutos de atraso e faz questão de tudo. Tem várias aventuras no jóquei, aonde mesmo depois de muito trabalho o cara ainda tinha coragem para encher a cara a noite inteira. 

Um comentário: